Produção de texto: Ficha técnica

atividade produção de texto

Essa atividade é indicada para o 3º ano do Ensino Fundamental I. Tem como objetivo principal a produção de uma ficha técnica do animal. Mas para elaborar tal ficha é necessário que o estudante busque no texto de curiosidades as informações que precisa para completar a ficha, dessa forma a atividade também exerce a função de interpretação de texto.

Proporcione aos alunos momentos de oralidade e troca de informações entre eles. Uma ideia interessante, utilizando as metodologias ativas, é a sala de aula invertida. Você pode solicitar aos alunos que façam pesquisas sobre curiosidades sobre seus animais favoritos, preenchendo a ficha técnica e em sala de aula realize a apresentação aos colegas.

Você pode aproveitar a interdisciplinaridade e incluir na aula a classificação dos animais: Mamíferos, répteis, anfíbios, aves, insetos. Trabalhando também com as habilidades de Ciências.

📚 Kit 5 Banners Pedagógicos – Sílabas, Alfabeto, Números e Multiplicação! 🎓

Professora, transforme sua sala de aula com o Kit 5 Banners Pedagógicos! Com ele, seus alunos terão um aprendizado mais visual e interativo! 🏫✨

  • Sílabas Simples e Complexas: Facilite o processo de alfabetização!
  • Alfabeto Ilustrado: Auxilia na identificação e memorização das letras.
  • Números: Ajuda no reconhecimento e contagem de forma prática.
  • Tabuada de Multiplicação: Torna o aprendizado da matemática mais divertido!

Perfeito para decorar sua sala de aula e auxiliar no ensino de forma lúdica e envolvente!

📌 Dica: Use os banners como material de apoio em atividades interativas!

Comprando por este link, você apoia este site e nos ajuda a continuar oferecendo atividades gratuitas. Obrigada! 💖



HABILIDADES:

EF15LP03- Localizar informações explícitas em textos.

EF15LP05- Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

EF35LP03- Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

EF35LP04- Inferir informações implícitas nos textos lidos.

EF03CI04- Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.

EF03CI06- Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.).

Se tiver alguma sugestão entre em contato conosco através de nossas redes sociais.



Clique no DOWNLOAD e baixe gratuitamente!

Gostou? Compartilhe =)

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais em nossa Política de privacidade