Produção de texto: Ficha técnica

Essa atividade é indicada para o 3º ano do Ensino Fundamental I. Tem como objetivo principal a produção de uma ficha técnica do animal. Mas para elaborar tal ficha é necessário que o estudante busque no texto de curiosidades as informações que precisa para completar a ficha, dessa forma a atividade também exerce a função de interpretação de texto.
Proporcione aos alunos momentos de oralidade e troca de informações entre eles. Uma ideia interessante, utilizando as metodologias ativas, é a sala de aula invertida. Você pode solicitar aos alunos que façam pesquisas sobre curiosidades sobre seus animais favoritos, preenchendo a ficha técnica e em sala de aula realize a apresentação aos colegas.
Você pode aproveitar a interdisciplinaridade e incluir na aula a classificação dos animais: Mamíferos, répteis, anfíbios, aves, insetos. Trabalhando também com as habilidades de Ciências.
📚 Kit 5 Banners Pedagógicos – Sílabas, Alfabeto, Números e Multiplicação! 🎓
Professora, transforme sua sala de aula com o Kit 5 Banners Pedagógicos! Com ele, seus alunos terão um aprendizado mais visual e interativo! 🏫✨
- ✅ Sílabas Simples e Complexas: Facilite o processo de alfabetização!
- ✅ Alfabeto Ilustrado: Auxilia na identificação e memorização das letras.
- ✅ Números: Ajuda no reconhecimento e contagem de forma prática.
- ✅ Tabuada de Multiplicação: Torna o aprendizado da matemática mais divertido!
Perfeito para decorar sua sala de aula e auxiliar no ensino de forma lúdica e envolvente!
📌 Dica: Use os banners como material de apoio em atividades interativas!
Comprando por este link, você apoia este site e nos ajuda a continuar oferecendo atividades gratuitas. Obrigada! 💖
HABILIDADES:
EF15LP03- Localizar informações explícitas em textos.
EF15LP05- Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
EF35LP03- Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
EF35LP04- Inferir informações implícitas nos textos lidos.
EF03CI04- Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.
EF03CI06- Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.).

Participe do nosso canal no WhatsApp!
Receba atualizações em tempo real. Junte-se a nós!

Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Fique atualizado com nossos vídeos educativos.
Se tiver alguma sugestão entre em contato conosco através de nossas redes sociais.
Clique no DOWNLOAD e baixe gratuitamente!
Gostou? Compartilhe =)